domingo, 28 de novembro de 2010

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA




Amigos, acredito que nenhum Educador Físico pode prescrever Cardápio para um cliente/atleta/aluno, sem a orientação de um NUTRICIONISTA ou profissional habilitado para tal ação.


Assim sendo, resolvi citar alguns suplementos usados em alguns clubes que trabalhei que com uma ação multidisciplinar e integrada da comissão técnica eram ministrados para os atletas.




MALTODEXTRINA-




Polímeros de glicoses, açucares de fácil absorção e uso pelo corpo, sendo metabolizados de forma constante e lenta, sendo utilizada durante o decorrer de uma partida de futebol.




WAY PROTHEIN -




Proteínas que auxiliam como fonte energética pré, durante e pós jogo, impede a açõa de hormônios catabolicos, auxiliam no desenvolvimento muscular. existe ainda o WPI -ISOLADO, que mais indicado na Recuperaçõ PÒS jogo, ja que é a fase que as células musculares ficam mais propensas a absorção de nutrientes que auxiliam na sua recuperação.




MULTIVITAMÍNICOS-




Ajudam o corpo a manter as concentações de minerais, acucares em suma os npiveis de energia durante o jogo, fator preponderante na recuperação. Ao termino de uma partida a injestão de multivitamínicos soluveis em água como Colina, ácido Fólico, Zinco e outros que tem a função anti-oxidande é muito importante para o atleta.




BCAA-




Aminoácidos fontes fundamentais de proteinas para os atletas de futebol, durande a demanda energética do jogo, o desgaste muscular e intenso, a injestão de BCAA-cadeia ramificada de aminoácidos, auxilia ainibir esse desgaste e também auxilia na recuperação Pós-jogo. Portanto dependendo da orientação nutricional deve ser ministrado antes e depois da partida.






GLUTAMINA-




Ajuda a manter o nível de imunidade do atleta, além de auxiliar na recuperaçõ dos mesmos.






SPORTS DRINKS-




Carbohidratos, considerado o mais importante combustível para os atletas, são aramzenados como glicose no fígado emúsculos, requerem menos oxigênio que os gorduras e protínas para serem metabilizados, devem ser injeridos antes que ocorra a fadiga muscular,paraque no desgaste se tenha uma rica fonte de abastecimento energético.




Devido ao fator DESIDRATAÇÃO, esses Drinks servem para hidratar também o atleta durante uma partida de futebol. Já que dependendo da região e em especial aqui no nordeste, alguns atletas perdem muito liquido durante um jogo.






Amigos, Não venho a comentar quantidade ideal de uso, e sim, alguma indicações e importância desse suplementos para o futebol.




Vale salintar SUPLEMENTAÇÃO, não deve substituir uma, ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, e específica para uma atleta profissional......




Abraços....










# Procurar um NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO .






Professor Rodrigo Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário