terça-feira, 4 de maio de 2010

Análise do jogo na visão de um Preparador Físico



Muitos amigos/alunos me perguntam e pedem indicações de como trabalhar a Preparação física no decorrer de uma competição? Quais os melhores métodos? Que carga Começar? ao decorrer deste texto, pretendo expor alumas opiniões que serviram como ponto de partidas para algumas reflexões.


Relacionado ao Futebol em especial, acho importânte conhecer os meios, volume , intensidade e caracteristicas de deslocamentos, posições, como as capacidades físicas se manifestam no futebolista para planejar e coordenar bem as ações.


Segundo Sargentim (2010), Durante os dois tempo de jogo no futebol existem a fase ativa que é o momento em que o atleta esta realmente atuanto, realizando ações ofensivas e defensivas durante o jogo sendo ou não designado pelo plano tático. A fase passiva o atleta está fora das ações específicas do jogo, ou seja "recuperando" psara quando entrar na fase ativa está com condições de exercer bem suas funções.


Referente ao volume de jogo esse mesmo autor comenta que desde 19970 até os dias atuais o volume passou de 7.700 metros para uma média de 12.500 por jogo percebendo que além de mais volumoso o jogo provavelmente estará mais intenso também.


Quanto a intensidade Di Salvo (2007), percebeu as seguintes caracteristicas para jogador de futebol:


Andar até 4km/h 3.44o metros


Trota até 8 km/h 3200km


Corridas em 12 km/h 2.500 km


Corridas em até 16 km /h 1.700 km/h


Velocidade em Alta intensidade 21 Km/h 700 Metros


Sprint de até 30 Km/h 400 metros


Esses valores ajudam a montar a elaboração de um planejamento e um cronograma, ao analizar esses dados observamos que a maioria absoluta da partida é disputada com intensidade submáxima, abaixo de 16 km\h.Supondo que a carga de treinamento deve seguir esses dados.



Entende- se que nessas velocidades menores e moderadas é que a fase passiva esta sendo evidenviada geralmente, onde o atleta está se recuperando para a próxima ação ativa. Pois nos momentos mais decisivos do jogo sob alta e altissima intensidade com estimulos mais curtos, porém com alta demanda energética.


Assim sendo, a intensidade alta é aprincipal caracteristica da fase ativa e os estimulos lever são inerentes a fase passiva. Segundo Sargentim (2010) Sob a intensidade máxima o tempo de deslocamentos durante o jogo é de 2 a 6 segundos no máximo com 65 á 100 repetições com uma distância que varia ente 5 e 30 metros com um tempo de recuperação de 90 segundos em média tendo suas reservas/estoques de energia sendo reposta quase que completammente para um novo estímulo.


Portanto para elaborar treinamentos especificos para o futebol devemos observar esse dados para um planejamento coerente no que se fere a preparação física lembro ainda que o jogo consiate em volume e intensidade máxima, cabe ao professor/preparador adequar a sua realidade e ministar as caragas referentes a sua periodização.


Espero ter esclarecedo algumas questões referentes ao assunto abordado .....


Abraços...


Professor Rodrigo Albuquerque.