Muito se discute sobre a aplicação da Força Máxima no Futebol, métodos a serem ultilizados, períodos e outras indagações que fazem parte do processo de periodização de força no esporte.
Para uma melhor compreenção irei citar algumas definições :
Força máxima é a capacidade de vencer a resistência exterior , de magnitude considerável , com grandes esforços musculares.
(Forteza,2006)
É a expressão mais elevada da força , necessária para esportes em que se deve superar uma resitência externa considerável.
(Romám,1997)
A força máxima pode ser definida como a capacidade de desnvolver força capaz de levantar uma carga máxima sem que haja modulação da velocidade de execução ( Bosco et al.1995)
A força máxima é uma qualidade básica que influencia o rendimento da potência.
(Hoof e Helgerud, 2004)
O aumento força máxima gera melhorias na execução dos movimentos específicos do futebol, tais como: aceleração, giros, saltos, sprints e corridas em velocidade com mudança de direção.
(Bangsbo e cols., 1991)
Segundo (Hoff e Helgerud,2004) treinamento d e força máxima realizados 3 vezes na semana,durante 8 semanas com cargas de 85% de 1 RM no exercício de meio agachamento. Desta forma, observou-se uma melhora de 52%, 161 para 215 Kg. Esse mesmo programa possibilitou melhora em 0,10s e 0,13 s nas distâncias de 10 e 40 metros respectivamente.
No futebol atual a força máxima vem sendo mais trabalhada do que anteriormente, pois muitos preparadores estão acabando com o mito que a mesma possibilita ao atleta uma lentidão ou ficar muito pesado.
Acredito na Força Máxima como base para a força explosiva e resistência de força explosiva, já que existe uma estreita relação entre essas menifestações de força.
Priorizo a Força Máxima no periodo preparatório geral para aumentar o nivel de força dos meus atletas e posteriormente vou colocando as outras manifestações de Força conforme o meu planejamento calendário e periodização.
Geralmente Para Força Máxima 3 -4 x 3-4 repetições 80-90% RM.
Abraços.....
Professor Rodrigo Albuquerque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário