quinta-feira, 3 de junho de 2010

Resistência de Força Explosiva ou Resistência de Força Especial



Periodizar força no futebol é um contexo que divide muitas tendências, conteúdos e métodos, Não pretendo aqui colocar uma sequência como receita de bolo. Mas esclarecer o que venha a ser segundos alguns autores algumas manifestações de força.




Iniciarei comentando sobre Resistência de Força Explosiva




Capacidade de resistir ao esgotamento provocados pelos componentes de força ( Matveev,L.V 1997) Citado por (Sargentim,S. 2010)




Capacidade de um indivíduo manter durente um determinado tempo diversas ações musculares sem perda de rendimento durante uma partida (Hoff.j. 2005)




Desta forma pode-se considerar que a queda de rendimento de força está relacionada ao declinio de força explosiva durante a realização do jogo.




Segundo ( Weinerck,J. 2001) saltos, acelerações, mudanças de direção e paradas bruscas são exemplos de força explosiva que dependendo da metodologia impregada pelo preparador pode ser trabalhada também em forma de resistência.






No futebol , muitas vezes o atleta não precisa ser mais rápido, veloz e/ou potênte, o ideal é possibilitar ao atleta que ele consiga é claro em um bom nível suportar series repetidas se preciso de atividades intensas.




Maneiras de trabalhar esse tipo de força:




Circuitos específicos: Pliometria, Tração, Mudanças de direção e Espaço reduzidos com posse de bola.




10% a 15% do peso corporio


12 a 20 repetições


20 a 24 series


4 a 5 exercicios


2 a 3 x na semana


gesto técnico inserido






Por ser resisência pode diminuir o tempo de recuperação ou manipular o volumexintendidade.




Adapitado de (Sargentim, S.2010)






Espero ter contribuido....