domingo, 28 de novembro de 2010

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA




Amigos, acredito que nenhum Educador Físico pode prescrever Cardápio para um cliente/atleta/aluno, sem a orientação de um NUTRICIONISTA ou profissional habilitado para tal ação.


Assim sendo, resolvi citar alguns suplementos usados em alguns clubes que trabalhei que com uma ação multidisciplinar e integrada da comissão técnica eram ministrados para os atletas.




MALTODEXTRINA-




Polímeros de glicoses, açucares de fácil absorção e uso pelo corpo, sendo metabolizados de forma constante e lenta, sendo utilizada durante o decorrer de uma partida de futebol.




WAY PROTHEIN -




Proteínas que auxiliam como fonte energética pré, durante e pós jogo, impede a açõa de hormônios catabolicos, auxiliam no desenvolvimento muscular. existe ainda o WPI -ISOLADO, que mais indicado na Recuperaçõ PÒS jogo, ja que é a fase que as células musculares ficam mais propensas a absorção de nutrientes que auxiliam na sua recuperação.




MULTIVITAMÍNICOS-




Ajudam o corpo a manter as concentações de minerais, acucares em suma os npiveis de energia durante o jogo, fator preponderante na recuperação. Ao termino de uma partida a injestão de multivitamínicos soluveis em água como Colina, ácido Fólico, Zinco e outros que tem a função anti-oxidande é muito importante para o atleta.




BCAA-




Aminoácidos fontes fundamentais de proteinas para os atletas de futebol, durande a demanda energética do jogo, o desgaste muscular e intenso, a injestão de BCAA-cadeia ramificada de aminoácidos, auxilia ainibir esse desgaste e também auxilia na recuperação Pós-jogo. Portanto dependendo da orientação nutricional deve ser ministrado antes e depois da partida.






GLUTAMINA-




Ajuda a manter o nível de imunidade do atleta, além de auxiliar na recuperaçõ dos mesmos.






SPORTS DRINKS-




Carbohidratos, considerado o mais importante combustível para os atletas, são aramzenados como glicose no fígado emúsculos, requerem menos oxigênio que os gorduras e protínas para serem metabilizados, devem ser injeridos antes que ocorra a fadiga muscular,paraque no desgaste se tenha uma rica fonte de abastecimento energético.




Devido ao fator DESIDRATAÇÃO, esses Drinks servem para hidratar também o atleta durante uma partida de futebol. Já que dependendo da região e em especial aqui no nordeste, alguns atletas perdem muito liquido durante um jogo.






Amigos, Não venho a comentar quantidade ideal de uso, e sim, alguma indicações e importância desse suplementos para o futebol.




Vale salintar SUPLEMENTAÇÃO, não deve substituir uma, ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, e específica para uma atleta profissional......




Abraços....










# Procurar um NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO .






Professor Rodrigo Albuquerque

sábado, 20 de novembro de 2010

EDMILSON - FORÇA GUERREIRO-



Amigos... Dentre os fatos e coincidências da vida e do futebol, venho através deste Post, Transmitir forças ao Professor Edmilson, Preparador Físico em futebol com passagens nos Grandes Clubes de Nosso estado.


Ultimamente no CRB de Alagoas, clube onde o mesmo fez um trabalho de muita qualidade no campeonato Estadual de 2010, principalmente assumindo uma equipe com dificuldades em todos os aspectos, dentre eles, destaco o fato atletas não terem histórico e/ou Lastro fisiologico proviniente de uma periodização de LONGOS anos, que dificulta o ganho de performance e possibilita uma aceleraçao ao destreino desse futebolistas, e mesmo assim, diante desses problemas , Edimilson conseguiu minimizar essas deficiências provinientes das categorias de Base do clube.
Passei pelo mesmo dilema quando assumi o CRB , para disputa do Campeonato do Nordeste em 2010. Entretanto com uma menor escala e dificuldade Já que os atletas tinham uma competição anterior que foi o Alagoano planejado e executado por Edmilson.
Porém, ainda sentindo essa carência de trabalhos em categorias anteriores, os atletas provinientes da BASE, precisam e precisariam de mais tempo para uma adaptação holistica de treinabilidade desportiva profissional.adapitação iniciada com Edmilson, continuada por mim e Victor Albuquerque posteriormente.
Assim sendo, esse processo é demorado, principalmente em atletas que não viveram essas experiências em categorias menores e são jogados de QUALQUER FORMA para o profissional...
Isso explica os indices baixos encontrados nas valencias físicas no inicio da inter-temporada, e enfatiza ainda mais a qualidade do trabalho feito de EDMILSON, já que se não tivesse feito um bom semestre anterior, esses indices eram bem piores.
Porém, venho a destacar que HOMBRIDADE, RESPEITO E ÉTICA, sempre estão presentes em nossa caminhada, em todos os discursos ditos por mim aos meios de comunições desportivos,citei esses agravantes e atenuantes inerentes a real situalção encontrada. Pena que nem todos foram explícitos na integra.
VERDADE....


Conheci Edmilson através disso VERDADE..... e aprendi a admira-lo, Já que VIVO a minha vida procurando ser exemplos para meus familiares-filhos, Amigos e profissionais: emfim....




Caro EDMILSON....... NENHUMA FOLHA CAI DE UMA ÁRVORE SE NÃO FOR VONTADE DE DEUS...



Aprendi a ADMIRAR você devido a teu Carater, percebi l que temos personalidades parecidas.....
Certamente iremos nos encontrar em meio a esses capeonatos e gramados da vida.... Juntos ou como adversários... Pois sempre seus times dão trabalho...Correria danada..... rsrsrsrs

TENHA FORÇA IRMÃO..... FÉ EM DEUS..... QUE TUDO DARÁ CERTO........




NOSSA FAMÍLIA ORA POR TI....

ABRAÇOS.....