Atualmente, os grande clubes de futebol, mais específicamente os departamentos de Preparação física e Fisioterapia, procurando melhorar o rendimento dos atletas e diminuir os numeros de lesões no esporte, estão inserindo em seus planejamentos, exercicios funcionais e o core training.
Esses métodos objetivam o fortalecimento do centro do corpo e ao treinamento do sistema de controle músculo-esquelético (sistema sensório-motor), geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais, sendo mais especifico, os métodos procuram exercitar o corpo como um todo, permitindo que o atleta tenha controle corpório, exercitanto o gesto motor com equilibrio, força, velocidade, eficácia e eficiência.
Além de um menor gasto energético permitindo que o Sistema Nervoso Central (SNC) tenha um nível de condicionamento e integração à cadeia cinética do movimento desejado.Desta forma, o atleta tenderá a estar preparado para exercer um movimento que não foi previsto em seu treinamento,diminuindo assim o risco de lesão ao efetuar o gesto motor, esse programa de exercicios traz para o futebolista uma gama de vantagens, tanto em competições intensas de curto espaço de tempo, como em competições com maior numeros de jogos.
Segundo (Carneiro,2008),
Pode-se citar:
Diminuição de lesões articulares e musculares.
• Melhoria do equilíbrio muscular
.• Melhoria da consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos
.• Maior estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos, que são essenciais para realização do chute no futebol
.• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico
.• Economia de esforços em movimentos desnecessários.
• Aumento da eficiência dos movimentos.
Todo programa de exercício elaborado dentro dos princípios desse tipo de treinamento trará benefícios para o atleta. O mais importante é minimizar os erros para que a performance atlética seja alcançada no decorrer da exigência
Nenhum comentário:
Postar um comentário