domingo, 1 de novembro de 2009

CORE E FUNCIONAL


Atualmente, os grande clubes de futebol, mais específicamente os departamentos de Preparação física e Fisioterapia, procurando melhorar o rendimento dos atletas e diminuir os numeros de lesões no esporte, estão inserindo em seus planejamentos, exercicios funcionais e o core training.


Esses métodos objetivam o fortalecimento do centro do corpo e ao treinamento do sistema de controle músculo-esquelético (sistema sensório-motor), geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais, sendo mais especifico, os métodos procuram exercitar o corpo como um todo, permitindo que o atleta tenha controle corpório, exercitanto o gesto motor com equilibrio, força, velocidade, eficácia e eficiência.


Além de um menor gasto energético permitindo que o Sistema Nervoso Central (SNC) tenha um nível de condicionamento e integração à cadeia cinética do movimento desejado.Desta forma, o atleta tenderá a estar preparado para exercer um movimento que não foi previsto em seu treinamento,diminuindo assim o risco de lesão ao efetuar o gesto motor, esse programa de exercicios traz para o futebolista uma gama de vantagens, tanto em competições intensas de curto espaço de tempo, como em competições com maior numeros de jogos.


Segundo (Carneiro,2008),


Pode-se citar:

Diminuição de lesões articulares e musculares.

• Melhoria do equilíbrio muscular

.• Melhoria da consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos

.• Maior estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos, que são essenciais para realização do chute no futebol

.• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico

.• Economia de esforços em movimentos desnecessários.

• Aumento da eficiência dos movimentos.


Todo programa de exercício elaborado dentro dos princípios desse tipo de treinamento trará benefícios para o atleta. O mais importante é minimizar os erros para que a performance atlética seja alcançada no decorrer da exigência

Nenhum comentário:

Postar um comentário