domingo, 1 de novembro de 2009


Dando suporte à atividade física,em especial ao desporto futebol, a fisiologia do exercício assumiu nas duas últimas décadas do século XX, um grande aspecto de importancia. Resultados precisos e a evolução dos profissionais da área, faz com que essa disciplina tenha além de status, um grau de eficiência e eficácia consideravel para os componentes da comissão técnica e por tabela do atletas.


Programação de treinos, periodização das atividades e outras vertentes do treinamento, são calcadas com bases de informações e influências fisiológicas. hoje em dia, clubes que tem em seu corpo tecnico, proissionais compromisados com a coerência e cientificidade, analisam até as escalações, já que as análises fornecidas pelos fisiologistas são decisivas para determinar o nível de desgaste dos jogadores e mostrar quais precisam se recuperar mais ou até jogar mais. No começo da década de 70, na USP os primeiros trabalhos foram fundamentalmente teóricos, e o início do trabalho de campo da área aconteceu apenas no fim da década, no São Paulo. Com a eficiência da fisiologia no futebol brasileiro.


Ainda que em uma perspectiva multidisciplinar e distante dos outros profissionais da comissão técnica, a fisiologia ganhou espaço no início da década de 90 e começou a fazer parte integrante das principais equipes do país. A evolução da preparação física no futebol, tem como espelho a linha de paralelidade com a história da fisiologia no desporte, principalmente pela capacidade de deixar os treinos mais individualizado possível. Bem como, de trabalhar a especificidade do desporto em questão,dando ao mesmo um carater pluralista.Portanto, através dos dados apresentados pelos fisiologistas, a manutenção e elevação dos pontos positivos dos atletas, além de ações direcionadas à correção das imperfeições, são possiveis de serem trabalhads de maneira mais próxima da correta possível pelos preparadores físicos e treinadores. Além de se tornar mais eficiente é a dosagem de volume e intensidade de esforço em treinos e jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário