quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FREQUÊNCIA CARDÍACA E FREQUÊNCIA CARDÍACA DE TREINAMENTO


A frequência cardíaca refere-se ao número de vezes que o coração bate por minuto, aferida geralmente de modo fidedigno através de um eletrocardiograma. Porém de acordo com ( FOSS & KETEIAN, 2000) A frequência cardíaca (FC) pode ser detectada apalpando a artéria radial ou a carótida , atualmente com a possibilidade da aquisição de monitores cardíacos fica mais fácil o controle do exercício.



Servindo como parâmetro para uma aplicação eficaz e eficiente das cargas de treinamento, frequência cardíaca serve como instrumento controlador de intensidade e características fisiológicas de exercício.

A utilização da frequência cardíaca propicia tanto ao atleta quanto ao preparador físico a possibilidade de estar atuando de maneira embasada, permitindo uma qualificação no processo de treinabilidade do futebolista, além de uma precisão fisiológica no objetivo e característica do treino.



A frequência cardíaca de treinamento (FCt), refere-se ao numero de vezes que o coração bate por minuto durante um exercicio ou ciclo de treinamento, objetivando que seja controlada a intensidade das cargas aplicadas.



De acordo com (NOVAES & VIANNA, 1998) para de obter a (FCt) é nescessário conhecer a frequência cardíaca máxima (FCmáx) que é aferida através de inúmeras equações, dentre ela destaco a tradicional que é a de Karvonen (220-idade); a frequência de repouso(FCrep) que deve ser aferida durante cindo dias seguidos logo ao despertar, quando ainda estamos deitados e a frequência cardíaca de reserva (FCres) que é o valor obtido entre a subtração da (FCmáx-FCrep).



ainda de conforme esses mesmos autores, as equações que determinam a (FCt) são:



FCt=FCrep+{(FCmáx-FCrep) x % intensidade} ou FCt = FCrep+(FCrep x % intensidade).



A avaliação de (FC) durante os jogos, indica o esforço durante dos futebolistas durante a disputa de algumas partidas, estudos como o e (BANGSBO, 1994) citado por (AOKI,2002) mostra que a média despendida durante um jogo é de 80-85% fa (FCmáx).



Partindo dessas informações observa-se a importância desses dados para a elaboração de um programa de treinamento que siga o principio da especificidade, podendo o preparador físico e ou treinador elaborar exercícios que tenham a mesma caracteristicas e demandas fisiológicas semelhantes ao desgaste do jogo, claro que em um menor volume.





Prof.Rodrigo Albuquerque.
REFERÊNCIAS


AOKY,S.M Fisiologia, treinamento e nutrição aplicada ao futebol 1° Ed. Fontoura:2002
BARROS, TL & GUERRA.I, Ciência do futebol. São Paulo.Manole,2004
FOSS,M.L & STEVEN.J.F, Fox-Bases fisiológicas do exercicio e do esporte. 6° Ed. Guanabara: 2000

NOVAES J.S & VIANNA J.M, Personal training e condicionamento físico em academia. Rio de Janeiro: Shape.1988



Nenhum comentário:

Postar um comentário