domingo, 28 de novembro de 2010

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA




Amigos, acredito que nenhum Educador Físico pode prescrever Cardápio para um cliente/atleta/aluno, sem a orientação de um NUTRICIONISTA ou profissional habilitado para tal ação.


Assim sendo, resolvi citar alguns suplementos usados em alguns clubes que trabalhei que com uma ação multidisciplinar e integrada da comissão técnica eram ministrados para os atletas.




MALTODEXTRINA-




Polímeros de glicoses, açucares de fácil absorção e uso pelo corpo, sendo metabolizados de forma constante e lenta, sendo utilizada durante o decorrer de uma partida de futebol.




WAY PROTHEIN -




Proteínas que auxiliam como fonte energética pré, durante e pós jogo, impede a açõa de hormônios catabolicos, auxiliam no desenvolvimento muscular. existe ainda o WPI -ISOLADO, que mais indicado na Recuperaçõ PÒS jogo, ja que é a fase que as células musculares ficam mais propensas a absorção de nutrientes que auxiliam na sua recuperação.




MULTIVITAMÍNICOS-




Ajudam o corpo a manter as concentações de minerais, acucares em suma os npiveis de energia durante o jogo, fator preponderante na recuperação. Ao termino de uma partida a injestão de multivitamínicos soluveis em água como Colina, ácido Fólico, Zinco e outros que tem a função anti-oxidande é muito importante para o atleta.




BCAA-




Aminoácidos fontes fundamentais de proteinas para os atletas de futebol, durande a demanda energética do jogo, o desgaste muscular e intenso, a injestão de BCAA-cadeia ramificada de aminoácidos, auxilia ainibir esse desgaste e também auxilia na recuperação Pós-jogo. Portanto dependendo da orientação nutricional deve ser ministrado antes e depois da partida.






GLUTAMINA-




Ajuda a manter o nível de imunidade do atleta, além de auxiliar na recuperaçõ dos mesmos.






SPORTS DRINKS-




Carbohidratos, considerado o mais importante combustível para os atletas, são aramzenados como glicose no fígado emúsculos, requerem menos oxigênio que os gorduras e protínas para serem metabilizados, devem ser injeridos antes que ocorra a fadiga muscular,paraque no desgaste se tenha uma rica fonte de abastecimento energético.




Devido ao fator DESIDRATAÇÃO, esses Drinks servem para hidratar também o atleta durante uma partida de futebol. Já que dependendo da região e em especial aqui no nordeste, alguns atletas perdem muito liquido durante um jogo.






Amigos, Não venho a comentar quantidade ideal de uso, e sim, alguma indicações e importância desse suplementos para o futebol.




Vale salintar SUPLEMENTAÇÃO, não deve substituir uma, ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, e específica para uma atleta profissional......




Abraços....










# Procurar um NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO .






Professor Rodrigo Albuquerque

sábado, 20 de novembro de 2010

EDMILSON - FORÇA GUERREIRO-



Amigos... Dentre os fatos e coincidências da vida e do futebol, venho através deste Post, Transmitir forças ao Professor Edmilson, Preparador Físico em futebol com passagens nos Grandes Clubes de Nosso estado.


Ultimamente no CRB de Alagoas, clube onde o mesmo fez um trabalho de muita qualidade no campeonato Estadual de 2010, principalmente assumindo uma equipe com dificuldades em todos os aspectos, dentre eles, destaco o fato atletas não terem histórico e/ou Lastro fisiologico proviniente de uma periodização de LONGOS anos, que dificulta o ganho de performance e possibilita uma aceleraçao ao destreino desse futebolistas, e mesmo assim, diante desses problemas , Edimilson conseguiu minimizar essas deficiências provinientes das categorias de Base do clube.
Passei pelo mesmo dilema quando assumi o CRB , para disputa do Campeonato do Nordeste em 2010. Entretanto com uma menor escala e dificuldade Já que os atletas tinham uma competição anterior que foi o Alagoano planejado e executado por Edmilson.
Porém, ainda sentindo essa carência de trabalhos em categorias anteriores, os atletas provinientes da BASE, precisam e precisariam de mais tempo para uma adaptação holistica de treinabilidade desportiva profissional.adapitação iniciada com Edmilson, continuada por mim e Victor Albuquerque posteriormente.
Assim sendo, esse processo é demorado, principalmente em atletas que não viveram essas experiências em categorias menores e são jogados de QUALQUER FORMA para o profissional...
Isso explica os indices baixos encontrados nas valencias físicas no inicio da inter-temporada, e enfatiza ainda mais a qualidade do trabalho feito de EDMILSON, já que se não tivesse feito um bom semestre anterior, esses indices eram bem piores.
Porém, venho a destacar que HOMBRIDADE, RESPEITO E ÉTICA, sempre estão presentes em nossa caminhada, em todos os discursos ditos por mim aos meios de comunições desportivos,citei esses agravantes e atenuantes inerentes a real situalção encontrada. Pena que nem todos foram explícitos na integra.
VERDADE....


Conheci Edmilson através disso VERDADE..... e aprendi a admira-lo, Já que VIVO a minha vida procurando ser exemplos para meus familiares-filhos, Amigos e profissionais: emfim....




Caro EDMILSON....... NENHUMA FOLHA CAI DE UMA ÁRVORE SE NÃO FOR VONTADE DE DEUS...



Aprendi a ADMIRAR você devido a teu Carater, percebi l que temos personalidades parecidas.....
Certamente iremos nos encontrar em meio a esses capeonatos e gramados da vida.... Juntos ou como adversários... Pois sempre seus times dão trabalho...Correria danada..... rsrsrsrs

TENHA FORÇA IRMÃO..... FÉ EM DEUS..... QUE TUDO DARÁ CERTO........




NOSSA FAMÍLIA ORA POR TI....

ABRAÇOS.....

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SPORT CLUB SANTO ANTÔNIO DE ATALAIA


Em 2010, pude conhecer um grande sentindo e sentimento que se refere ao AMOR pelo futebol, por uma família e uma cidade repleta de grandes talentos,onde surge a mais nova integrante da elite do futebol alagoano.


Sport Club Santo Antônio " de ATALAIA", é o Grande vitorioso no ano de 2010 no meu entendimento, pois uma equipe que há dois anos saiu das "peladas" para disputar competições em âmbito profissional e já chega ao acesso e a disputar uma decisão de alagoano contra o Imenso e Tradicional CSA, clube que tem uma bela e Nobre história no futebol além de uma apaixonante torcida, deve sim se sentir vitorioso.


Sinto-me lisogeado em ter feito parte desse processo de evolução do SPORT, sabendo que ainda faltam alguns detalhes para a evolução profissional desse clube, nada mais do que o normal, já que vem engatinhando em aspectos estruturais e futebolísticos. Porém tendo alguns adjetivos que acredito mais importante em quem milita no futebol:


HOMBRIDADE E HONESTIDADE, ALÉM DA ETERNA VONTADE DE ACERTAR.



Quando no início da postagem falei de AMOR, é porque poucas vezes ví e presenciei, tamanha dedicação e sentimento que tranpos todo limite de entrega por parte de todos que fizeram parte dessa família. Dentre eles destaco:


Chico Vigário, Dona Roseane, Tina, Jr Vigário, Naurinho e o Grande Juliano Montenegro que sempre presente não deixou faltar quase nada rsrsrsrs. Brincadeira esse nos ajudou demais.


Todos os integrantes da Comissão técnica:


Os treinadores Altair, Coca e Pedro Dias

Meu amigo Magno Ramom Preparador de Goleiros

Jr Boca roupeiro e seuas auxiliares Messi e Vampeta

Rudinho e Paulista que fazem parte do Departamento Médico e Todos os funcionários do grupo de apoio. ( Campo, Cozinha e Afins)

Pastor Jonson (Grande ser humano abençoado) que nos propiciou momentos felizes e reflexivos em sua palestra.
Amigos da Pousada Bom Sabor....Minha Casa durante essa caminhada


Não posso deixar de agradecer a confiança e respeito além da crença em nosso trabalho por parte dos atletas, que grupo maravilhoso, dedicado e trabalhador, tinha certeza que não poderia ser diferente.
Acreditem os grandes vitoriosos são vocês. Pois como sempre dizia:


"Gente Boa, Vamos treinar como jogamos e jogar como vivemos" e realmente fizemos isso.




Quanto a torcida e o povo de Atalaia, agradeço a maneira acolhedora e hospitaleira que foi recebido, continuem apaixonados por futebol dessa maneira.



Por fim, fico grato a meu MARAVILHOSO DEUS, que sempre me fez vencedor, me fazendo aprender com as alegrias e desenvolver/crescer com as decepções nesse MUNDO DA BOLA, porém nunca deixei de seguir os caminhos e ensinamentos provinientes de meus pais.


Abraços



Rodrigo Albuquerque



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FORÇA MÁXIMA


Muito se discute sobre a aplicação da Força Máxima no Futebol, métodos a serem ultilizados, períodos e outras indagações que fazem parte do processo de periodização de força no esporte.


Para uma melhor compreenção irei citar algumas definições :


Força máxima é a capacidade de vencer a resistência exterior , de magnitude considerável , com grandes esforços musculares.
(Forteza,2006)


É a expressão mais elevada da força , necessária para esportes em que se deve superar uma resitência externa considerável.
(Romám,1997)



A força máxima pode ser definida como a capacidade de desnvolver força capaz de levantar uma carga máxima sem que haja modulação da velocidade de execução ( Bosco et al.1995)


A força máxima é uma qualidade básica que influencia o rendimento da potência.
(Hoof e Helgerud, 2004)


O aumento força máxima gera melhorias na execução dos movimentos específicos do futebol, tais como: aceleração, giros, saltos, sprints e corridas em velocidade com mudança de direção.
(Bangsbo e cols., 1991)


Segundo (Hoff e Helgerud,2004) treinamento d e força máxima realizados 3 vezes na semana,durante 8 semanas com cargas de 85% de 1 RM no exercício de meio agachamento. Desta forma, observou-se uma melhora de 52%, 161 para 215 Kg. Esse mesmo programa possibilitou melhora em 0,10s e 0,13 s nas distâncias de 10 e 40 metros respectivamente.



No futebol atual a força máxima vem sendo mais trabalhada do que anteriormente, pois muitos preparadores estão acabando com o mito que a mesma possibilita ao atleta uma lentidão ou ficar muito pesado.


Acredito na Força Máxima como base para a força explosiva e resistência de força explosiva, já que existe uma estreita relação entre essas menifestações de força.



Priorizo a Força Máxima no periodo preparatório geral para aumentar o nivel de força dos meus atletas e posteriormente vou colocando as outras manifestações de Força conforme o meu planejamento calendário e periodização.


Geralmente Para Força Máxima 3 -4 x 3-4 repetições 80-90% RM.



Abraços.....

Professor Rodrigo Albuquerque.






terça-feira, 27 de julho de 2010

FORÇA EXPLOSIVA




Segundo Bosco, C.(2010), A capacidade do músculo de desenvolver altíssimos gradientes de força em pouquísimo tempo depende, do tipo de movimento, das condições em que se encontram o músculo antes de executar o mvimento (condições repouso, pré alongamento,estáticas), das estruturas morfológicas dos músculos envolvidos no movimento, da características neurogênicas, do grau de treinamento do indivíduo, das condições hormonais que ele apresenta naquele momento, etc.

De acordo com esse mesmo autor a força exploiva tem grande relação com as fibras brancas-rápidas, bem como capacidade de salto e capacidade de sprint.


CARACTERÌSTICAS

Freqüência dos impulsos nervosos enviados do cérebro aos músculos

Números de fibras musculares que recebem a mensagem

Influência da retroalimentação, das células de Renshawn dos propioceptores, Etc

Tipo de fibras musculares( Rápidas, Lentas e intermediárias)

Dimensão e tensão produzida por cada fibra muscular

Condições fíicologicas adequadas - trabalho concentrico é executado depois de uma ação excentrica ou se é produzido apartir de repouso

Estado de treinamento em que e encontra a fibra muscular, tanto no aspecto neuromuscular quanto metabólico.


Considerando uma definição de Bosco ( 1982) para o Futebol a força explosiva no ponto de vista fisiológico e expressa pela máxima potência desenvolvida pelos músculos das pernas

Sendo essa máxima potência executada quando, geralmente estamos com a força em cerca de 35 a 40% da maxima força isométrica e velocidade de contração de 35 a 45 ¨% da velocidade máxima. Hill,( 1938)

EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVIMENTO DA FORÇA EXPLOSIVA


Exercícios com cargas submáximas 20-30% da RM ( Repetições Máximas)

Exercícios com Cargas médias , não superiores a 50% da Máxima, sendo realizadas entr 10 e 12 repetições.

Exercícios com Cargas naturais ou com leve sobrecarga - cunho explosivo-

Saltos agachados com 40-50% do peso corporal

Subidas no Plinto com pernas alternadas

Passadas com afundo

Saltos multiplos

Salto sobre obstáculos

Saltos para tocar objetos suspensos.



Não esqueça a grande diferênça entre a FE e RFE, estão em fatores como Execução/Volume/Intensidade/Densidade e controle do treino.


Abraços

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Resistência de Força Explosiva ou Resistência de Força Especial



Periodizar força no futebol é um contexo que divide muitas tendências, conteúdos e métodos, Não pretendo aqui colocar uma sequência como receita de bolo. Mas esclarecer o que venha a ser segundos alguns autores algumas manifestações de força.




Iniciarei comentando sobre Resistência de Força Explosiva




Capacidade de resistir ao esgotamento provocados pelos componentes de força ( Matveev,L.V 1997) Citado por (Sargentim,S. 2010)




Capacidade de um indivíduo manter durente um determinado tempo diversas ações musculares sem perda de rendimento durante uma partida (Hoff.j. 2005)




Desta forma pode-se considerar que a queda de rendimento de força está relacionada ao declinio de força explosiva durante a realização do jogo.




Segundo ( Weinerck,J. 2001) saltos, acelerações, mudanças de direção e paradas bruscas são exemplos de força explosiva que dependendo da metodologia impregada pelo preparador pode ser trabalhada também em forma de resistência.






No futebol , muitas vezes o atleta não precisa ser mais rápido, veloz e/ou potênte, o ideal é possibilitar ao atleta que ele consiga é claro em um bom nível suportar series repetidas se preciso de atividades intensas.




Maneiras de trabalhar esse tipo de força:




Circuitos específicos: Pliometria, Tração, Mudanças de direção e Espaço reduzidos com posse de bola.




10% a 15% do peso corporio


12 a 20 repetições


20 a 24 series


4 a 5 exercicios


2 a 3 x na semana


gesto técnico inserido






Por ser resisência pode diminuir o tempo de recuperação ou manipular o volumexintendidade.




Adapitado de (Sargentim, S.2010)






Espero ter contribuido....

terça-feira, 4 de maio de 2010

Análise do jogo na visão de um Preparador Físico



Muitos amigos/alunos me perguntam e pedem indicações de como trabalhar a Preparação física no decorrer de uma competição? Quais os melhores métodos? Que carga Começar? ao decorrer deste texto, pretendo expor alumas opiniões que serviram como ponto de partidas para algumas reflexões.


Relacionado ao Futebol em especial, acho importânte conhecer os meios, volume , intensidade e caracteristicas de deslocamentos, posições, como as capacidades físicas se manifestam no futebolista para planejar e coordenar bem as ações.


Segundo Sargentim (2010), Durante os dois tempo de jogo no futebol existem a fase ativa que é o momento em que o atleta esta realmente atuanto, realizando ações ofensivas e defensivas durante o jogo sendo ou não designado pelo plano tático. A fase passiva o atleta está fora das ações específicas do jogo, ou seja "recuperando" psara quando entrar na fase ativa está com condições de exercer bem suas funções.


Referente ao volume de jogo esse mesmo autor comenta que desde 19970 até os dias atuais o volume passou de 7.700 metros para uma média de 12.500 por jogo percebendo que além de mais volumoso o jogo provavelmente estará mais intenso também.


Quanto a intensidade Di Salvo (2007), percebeu as seguintes caracteristicas para jogador de futebol:


Andar até 4km/h 3.44o metros


Trota até 8 km/h 3200km


Corridas em 12 km/h 2.500 km


Corridas em até 16 km /h 1.700 km/h


Velocidade em Alta intensidade 21 Km/h 700 Metros


Sprint de até 30 Km/h 400 metros


Esses valores ajudam a montar a elaboração de um planejamento e um cronograma, ao analizar esses dados observamos que a maioria absoluta da partida é disputada com intensidade submáxima, abaixo de 16 km\h.Supondo que a carga de treinamento deve seguir esses dados.



Entende- se que nessas velocidades menores e moderadas é que a fase passiva esta sendo evidenviada geralmente, onde o atleta está se recuperando para a próxima ação ativa. Pois nos momentos mais decisivos do jogo sob alta e altissima intensidade com estimulos mais curtos, porém com alta demanda energética.


Assim sendo, a intensidade alta é aprincipal caracteristica da fase ativa e os estimulos lever são inerentes a fase passiva. Segundo Sargentim (2010) Sob a intensidade máxima o tempo de deslocamentos durante o jogo é de 2 a 6 segundos no máximo com 65 á 100 repetições com uma distância que varia ente 5 e 30 metros com um tempo de recuperação de 90 segundos em média tendo suas reservas/estoques de energia sendo reposta quase que completammente para um novo estímulo.


Portanto para elaborar treinamentos especificos para o futebol devemos observar esse dados para um planejamento coerente no que se fere a preparação física lembro ainda que o jogo consiate em volume e intensidade máxima, cabe ao professor/preparador adequar a sua realidade e ministar as caragas referentes a sua periodização.


Espero ter esclarecedo algumas questões referentes ao assunto abordado .....


Abraços...


Professor Rodrigo Albuquerque.





quarta-feira, 28 de abril de 2010

CRB - 2010

É com grande entusiasmo que estou assumindo a preparação física do CRB-AL nesse segundo semestre. Através de Celso Teixeira venho a preencher esse cargo de tamanha importância no futebol nordestino e por consequência brasileiro.

Dedicação e Trabalho não vai faltar.........



Abraços

terça-feira, 20 de abril de 2010

OBRIGADO CORURIPE

Desde 2003 que venho defendendo algumas competições pelas cores da Associação Atlética Coruripe. Como o termino do Alagoano 2010, venho a agradecer toda a confiança e possibilidade de desenvolvimento e crescimento profissional que o Coruripe proporcionou a minha pessoa, durante o decorrer dessa jornada.

Agradeço também ao povo e torcedores do Coruripe, pelo carinho e admiração como homem e profissional demostrado durante todo esse processo vitrioso que tive aqui nesse clube.

Em especial, venho através desse ressaltar que nesse mesmo clube, os Dirigentes, específicamente a família Beltrão, Principalmente ao Maycon pela forma justa, honesta, verdadeira e coerente de administrar, sempre procurarando me oferecer as melhores condições para que um trabalho calcado em ciência e principios eticos e morais inerentes a convivio e o cotidiano de um futebol de alto nível para o nosso estado fosse estabelecido por parte de toda comissão técnica.


Não posso deixar támbém de agradecer ao grupo de atletas,Comissão Técnica e os funcionarios que realmente tinham compromisso com o futebol e o clube por tudo que foi feito durante e sses quese 8 anos de história no clube.


Porém, eu Rodrigo Albuquerque, em forma de agardecimento venho a ter como objetivo profissional a busca de oferecer meu trabalhos em outras entidades esportivas, permitir que eu siga essa busca entre uma ação Profissional de ensino aprendizagem referente a preparação física em futebol em outros clubes e outros centros. Permitindo assim que o Coruripe venha a conhecer também outros métodos e outros profissionais na área de Educação Física.


Sempre grato ao Coruripe....


Abraços

Rodrigo Albuquerque

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

2010 de Sucesso....


Amigos, quando resolvi criar este blog, já tinha noção do grande numero de informações que

iríamos compartilhar. Meu intuito entretanto era colocar para todos que precisassem informações sobre uma prática calcada em conhecimentos científicos na militância do futebol.



Principalmente no meu estado de origem Alagoas, onde pouco se publica e se estuda tal e importante tema.


Hoje, espero ser um grande contribuinte para atualização e processador de reflexão referente a cada tema abordado nesse Blog, onde certamente estarei escrevendo assuntos que interessem o público que se tornaram Blogueiros de RA.



Assim sendo, venho a agradecer a todos os visitantes e acompanhantes vermentes de nosso trabalho. Bem como pessoas que sempre me incentivaram a continuar essa árdua batalha



Abraços e feliz 2010